CIMENTOS
Apresentação
A produção de cimento é caracterizada pelo elevado consumo de matérias-primas e de energia térmica, e pela considerável emissão de gases de efeito estufa, decorrente, principalmente, da descarbonatação do calcário durante o processo de produção do clínquer Portland. A cadeia produtiva do cimento, motivada pela necessidade de redução dos seus impactos ambientais, vem explorando rotas tecnológicas capazes de acelerar a transição rumo à redução de emissão de CO2 até 2050.
Diante desse cenário e do crescimento da demanda de cimento pela necessidade de obras de infraestrutura, sobretudo em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas com foco: na produção e na caracterização multiescala de cimentos com e sem clínquer Portland, materiais cimentícios mais ecoeficientes, materiais cimentícios suplementares, interação aditivos químicos com cimentos, manufatura aditiva (impressão 3D), descarbonização da indústria, CCS, ACV, ESG, economia circular da cadeia de cimento, nanomateriais, entre inúmeros outros temas promissores com vistas a tornar o uso do cimento mais eficiente.
A fim de promover um mercado competitivo e um desenvolvimento sustentável, a indústria de cimento brasileira tem melhorado continuamente e ocupa lugar de destaque no controle de emissões de gases de efeito estufa, resultado de esforços e estratégias implementadas ao longo das últimas décadas. Entretanto, há muitos desafios para que esta indústria possa atender à demanda crescente do mercado consumidor de cimento e, ao mesmo tempo, reduzir ainda mais suas emissões de gases de efeito estufa. O intercâmbio de informações em uma rede colaborativa com a academia se mostra uma excelente forma na busca das emissões neutras para 2050.
Assim, o Grupo de Trabalho em Cimentos (GT Cimentos) foi criado em 2022, durante o XIX Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (ENTAC 2022). O GT tem como objetivo principal estimular o avanço da pesquisa e do conhecimento científico sobre a química do cimento Portland, cimentos alternativos e materiais cimentícios inovadores mais sustentáveis, bem como contribuir na proposição de estratégias e ações para descarbonização da indústria cimenteira, buscando maior integração entre as universidades e as indústrias no desenvolvimento de soluções para os crescentes desafios do setor.
Com objetivo de contribuir para a construção de uma plataforma colaborativa de conhecimento na área de cimento, o GT também se dedicará à elaboração de textos normativos e documentos técnicos de referência.
O GT também tem o compromisso de estimular a divulgação científica e a disseminação de conhecimentos na área de cimento. Desta forma, periodicamente, será organizado o Simpósio Brasileiro de Ciência do Cimento (SBCC), que reunirá pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais, e oferecerá uma oportunidade para apresentação de resultados de pesquisas, treinamentos, discussão de desafios e inovações, e estabelecimento de uma rede colaborativa entre pesquisadores.