QUALIDADE DO PROJETO
Apresentação
As cidades e os edifícios representam o habitat do homem contemporâneo e têm enormes e multivariadas implicações na qualidade de vida das pessoas. A Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído tem como foco de interesse o desenvolvimento científico e tecnológico no setor de construção e a melhoria da qualidade do ambiente edificado pelo homem.
Assim, os estudos sobre o desenvolvimento, a coordenação e a avaliação de projetos se configuram como estratégicos para aprimorar a qualidade do ambiente construído e constituem as etapas nas quais as tecnologias e as soluções são concebidas, desenvolvidas e testadas, com repercussões em todas as demais etapas do ciclo de vida do ambiente construído (projeto, execução, uso e operação, manutenção, requalificação ou demolição).
O rigor no processo de projeto se faz necessário quando se busca a qualidade no ambiente construído, particularmente considerando a complexidade do ambiente contemporâneo, que exige soluções de projeto mais elaboradas e multidisciplinares. Neste contexto, do planejamento ao uso, os diversos agentes intervenientes em cada etapa e os usuários e suas necessidades, demandam ampla compreensão quando aos níveis de satisfação e quanto a hierarquização das demandas em relação à qualidade do ambiente construído. As pesquisas do processo de projeto nas suas várias fases, a gestão das atividades de projeto e a avaliação do ambiente em uso são importantes e devem ser inter-relacionadas.
Atualmente, face às demandas da sociedade – particularmente aquelas relacionadas à produção de edificações, bairros e cidades sustentáveis – o número de especialidades a serem consideradas no processo de projeto aumentou consideravelmente. A partir do projeto arquitetônico, os projetos complementares, suplementares e especiais necessitam de uma coordenação eficaz, que considere as modernas técnicas de gestão associadas ao uso das possibilidades oferecidas pelas ferramentas da tecnologia de comunicação e informação. Daí a relevância em estudar a questão da qualidade do processo de projeto, da concepção à entrega e avaliação da edificação, sempre considerando todos os intervenientes.
O Grupo de Trabalho Qualidade do Projeto foi criado em 2008 no âmbito da ANTAC (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído), a partir da reformulação do Grupo de Trabalho de Avaliação Pós-Ocupação (GT APO). Esta reformulação teve por objetivo atender as novas tendências no processo de projeto e as exigências na atualidade sobre o projeto, aumentando, portanto, o escopo de atuação das pesquisas em desenvolvimento no âmbito do grupo, que agora seguem desde a concepção até a avaliação pós-ocupação, sempre visando ao atendimento às demandas da sociedade pela melhoria na qualidade do ambiente construído.
O GT Qualidade do Projeto, constitui-se atualmente no terceiro maior grupo do sistema ANTAC e reúne os pesquisadores e profissionais que desenvolvem pesquisas sobre coordenação, desenvolvimento e avaliação de projetos de arquitetura e engenharia , bem como sobre a gestão das empresas e empreendimentos, com foco na gestão do processo de projeto e avaliação pós-ocupação.
O GT também se configura como uma organização privilegiada para fomentar a integração entre a comunidade de pesquisadores envolvidos com a qualidade do projeto e as agencias de pesquisa, as instituições governamentais, as associações e entidades de classe, e, particularmente, as empresas de projeto e os profissionais ligados ao projeto e produção do ambiente construído, e a sociedade de modo geral, que representam os principais clientes dos projetos, dos edifícios e da cidade (ambiente construído).
Nesse sentido o GT promove eventos e fomenta o desenvolvimento de projetos integrados em rede de pesquisadores ligados a distintas universidades e institutos de pesquisa, com objetivo de difundir conhecimento e criar novos canais para desenvolvimento cooperativo de pesquisas.